Fisico-Quimica

Fisico-Quimica

Thursday, November 21, 2013

Azoto

azoto,é um elemento químico com símbolo N, número atómico 7 e número de massa 14 (7 protões e 7 neutrões), representado no grupo 15 da tabela periódica .
É o quinto elemento mais abundante no Universo . É encontrado no estado gasoso, obrigatoriamente em sua forma molecular biatómica (N2), formando cerca de 78% do volume do ar atmosférico .
Considera-se que foi descoberto formalmente por Daniel Rutherford em 1772 ao determinar algumas de suas propriedades. Entretanto, pela mesma época, também se dedicou ao seu estudo Scheele que o isolou.

Tuesday, November 5, 2013

A estrutura átomica

O que é a estrutura atomica? O que são elementos quimicos? E nuclidos? O que é o numero atomico? E o numero de massa? O que é um isotopo? Estas são as perguntas que eu vou tentar responder neste post.
Para melhor se entender este post fica aqui um pequeno resumo/revisão:


Elementos quimicos






Os elementos quimicos são átomos com o mesmo número atomico, o número atómico é o número que define a quantidade de protões de um átomo. E como átomo é uma particula com carga electrica neutra então este numero atomico tambem representa o número de electrões. Por exemplo todos os átomos e iões de magnesio têm o mesmo número atomico. Este numero atomico representa-se pela letra Z.



Mas então o que varia dentro de cada elemento quimico?





O que varia dentro dos elementos quimicos é o numero de neutrões, pode-se descobrir o número de neutrões utilizando o número de massa que é o número da soma total das particulas existentes no nucleo (protões e neutrões). O numero de massa representa-se por A. Então para descobrir o número de neutrões faz-se:
A-Z= nº de neutrões

O que é um elemento quimico com o número de massa diferente?

Um elemento quimico com um número de massa diferente, ou seja um número de neutrões diferentes é um isotopo.

Nuclido 

O nuclido é a representação simbolica de um atomo com os números atomicos e os de massa:


Sendo X o símbolo químico do elemento, Z o Número Atómico e A o Número de Massa.










Modelos Atomicos



Neste post vamos ver o que é um modelo atomico, e a sua evolução ao longo da história.

O que é afinal um modelo atomico?

Um modelo atomico é a maneira como se designa um átomo, ou seja uma teoria de como um atomo é.


A evolução dos modelos atomicos

O primeiro modelo atomico foi criado por John Dalton que defendia que o átomo é uma materia indivisivel e indestrutivel, uma bola esferica e maciça. por isto foi chamado o modelo bola de bilhar.
Modelo bola de bilhar

Depois deste foram feitos mais alguns modelos mas um dos  mais notorios é o de John Thomson, foi chamado o modelo pudim de passas , este modelo apenas diz que o átomo é igual ao de Dalton mas com algumas diferenças, tem na sua constituição corpúsculos e tem carga eletrica positiva. O atomo tinha carga positiva e os corpúsculos já chamados de eletrões tinham carga negativa.
Modelo pudim de passas
Passados alguns anos um senhor chamado Ernest Rutherford vem dizer que o atomo tem um nucleo onde esta toda a massa do átomo e a sua volta encontram-se pequenas particulas (electrões) que orbitam a volta do nucleo como os planetas em torno do sol. A maior parte do átomo é espaço vazio e este ainda tem carga electrica positiva. A este modelo é chamado Modelo Orbital.

Modelo Orbital
E agora o modelo atual foi feito por Niels Bohr e difere em algumas coisas do modelo de Rutherford. Concluio que os electrões giram à volta de orbitas circulares e que a cada orbita corresponde uma determinada energia e que os electrões com mais energia movem-se em orbitas mais afastadas do nucleo.







O modelo atual é o Modelo da Nuvem Eletronica que é tido como o mais correto, este modelo defende que:

  • zona central do átomo, a que se dá o nome de núcleo, é constituida por protões (partículas com carga positiva) e neutrões (partículas com carga neutra);
  • à volta do núcleo do átomo giram os electrões;
  • os electrões não têm órbitas bem definidas, possuem antes movimentos aleatórios em torno do núcleo do átomo;
  • na nuvem electrónica, há electrões que se encontram preferencialmente mais próximos do núcleo e outros que se encontram preferencialmente mais afastados;
  • o núcleo é muito pequeno quando comparado com o tamanho da nuvem electrónica. É possível por isso concluir que a maior parte do átomo é espaço vazio.
Modelo da nuvem eletronica