Fisico-Quimica

Fisico-Quimica

Sunday, December 8, 2013

Gases Nobres

Os gases nobres são os não-metais do grupo 18 da tabela periódoca e são aqueles que todos os elementos químicos querem imitar devido à sua estabilidade derivado de terem todos os electrões de valência preenchidos. Por serem muito estaveis são pouco reativos. No grupo dos Gases Nobres estão presentes os elementos: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (kr), xenônio (Xe), radônio (Rn) e ununóctio (Uuo). Esses gases existem em grande quantidade na atmosfera da Terra.
Tabela Periódica - Gases Nobres
Curiosidade:
Na tabela periódica, abaixo do elemento químico radônio, existe um espaço vazio. Isto significa que, teoricamente, pode existir um outro gás nobre. Este gás nobre ainda não descoberto tem sido nomeado temporariamente como Ununoctium.

Halogéneos

Os halogéneos são todos os não-metais do grupo 17 da tabela periódica.
Tabela Periódica - Halogênios
Propriedades:

  • formam moléculas diatomicas
  • reagem com os metais alcalinos dando origem a compostos iónicos
  • são solúveis em solventes orgânicos e pouco na água
  • não reagem com os ácidos
Fica aqui um video das reações entre os halogéneos.

Metais Alcalino-terrosos

Os metais alcalino-terrosos são os metais que se encontram no segundo grupo da tabela periódica, e têm as mesmas propriedades que os metais alcalinos são é menos reativos porque para se dar uma reação e necessário que estes percam dois eletrões e como diz a minha professora é sempre mais fácil dar um que dar dois. Fica aqui um video.

Metais Alcalinos

O que são os metais alcalinos? Os metais alcalinos são os metais que se encontram no primeiro grupo na tabele periódica, abaixo encontra-se um vídeo que explica algumas propriedades destes metais e mostra as suas reações com a água.
Este video explica muito bem como são os metais alcalinos e a sua reação com a água e neste post a única coisa que vou explicar é porque é que os metais alcalinos vão ficando mais reativos. Este fenómeno deve-se ao facto de que quando os metais alcalinos reagem com a água eles estão a perder um eletrão e quando mais abaixo na tabela periódica mais eles reagem porque  é mais fácil perder um eletrão quando este se encontra mais afastado do núcleo. Fica aqui mais um video muito engraçado

Classificação dos Elementos Químicos

Neste post vamos descobrir em conjunto como são classificados os elementos químicos, e as suas propriedades.
De acordo com as suas propriedades físicas e químicas os átomos também se podem dividir em metais, não-metais e semimetais. Os metais encontram-se na parte esquerda da tabela periódica, os não-metais na parte direita e os semimetais entre os dois. O hidrogénio é a excepção porque pode comportar-se como uma metal ou como um não-metal, como consequência ocupa um lugar especial na tabela.

Propriedades

Metais:
  • são sólidos à temperatura ambiente
  • têm brilho metálico
  • são opacos, maleáveis e dúcteis 
  • são bons condutores de eletricidade e calor
  • têm pontos de ebulição e fusão altos
Semimetais:
  • apresentam propriedades entre ambos 
Não-metais
  • são maus condutores maus condutores de eletricidade e calos
  • fragmentam-se com facilidade
  • podem ser líquidos, sólidos ou gasosos

Saturday, December 7, 2013

Curiosidade: Tabela Períodica

Achei muita graça, aqui está um bom exemplo da utilização da imaginação para a aprendizagem:
http://www.youtube.com/watch?v=mN3LWK4dDQQ

Tabela Periódica

Neste post vamos ver o que é a tabela periódica, como foi feita, e o porque da sua organização. Prontos? Vamos!!!!
Neste momento existem 118 elementos químicos na tabela periódica organizados por grupos, períodos e de forma crescente pelo número atómico.
feito por mim
Todos os átomos do grupo 1 têm 1 electrão de valência, do grupo 2 a mesma coisa e sempre assim, com excepção dos grupos 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12. A partir destes volta ao normal, sendo que o 13 tem 3 eletrões de valência, o 14 tem 4, o 15 tem 5, e assim por diante.
Todos os átomos do período 1 têm 1 nível de energia, e assim por diante, por exemplo os átomos do período 7 têm 7 níveis de energia.
Fica aqui uma tabela periódica interativa, mérito para a minha professora de C.F.Q:
http://www.ptable.com/?lang=pt#Writeup/Wikipedia

Como varia o tamanho dos átomos ao longo da tabela periódica?


E porquê?
Ao longo de um grupo de período para período o tamanho aumenta porque o número de níveis de energia aumenta.
Ao longo do período, de grupo para grupo o tamanho diminui porque há mais eletrões de valência no mesmo nível, logo os átomos juntam-se mais diminuindo o tamanho do átomo.





A Formação de Iões

Neste post vamos aprender como e porque se formam os iões.
Mas antes ficam algumas revisões:

O que é um ião?

Um ião é um átomo que, por razões que vamos ver de seguida, perdeu ou ganhou 1 a 3 eletrões.
Se um átomo perder eletrões fica com excesso de protões logo ficará com carga eléctrica positiva tornando se um catião ou ião positivo.
Por outro lado se o átomo ganhar eletrões fica com deficiência de protões, ou seja a sua carga nuclear fica menor que a sua carga total de eletrões, logo forma um anião ou ião negativo.

A formação de iões

O objetivo de todos os átomos é terem o seu último nível de energia com todos os átomos, ou seja serem estáveis. Para atingirem esse objetivo uma das maneiras é formarem iões perdendo ou ganhando eletrões (no máximo três). Por exemplo:


Curiosidade: A primeira descoberta cientifica de um átomo

A primeira descoberta científica de um elemento químico ocorreu em Hamburgo, em 1669, quando o alemão Henning Brand, militar e químico apelidado de o Último dos Alquimistas - devido a sua constante busca pela Pedra Filosofal, que supostamente transformaria metal em ouro -, descobriu o elemento fósforo. 

Brand encheu 50 baldes com urina e os deixou putrificar e criar  vermes, então ferveu o material até adquirir uma pasta branca que foi aquecida com areia e, finalmente, destilada. 

O elemento foi chamado pelo cientista de fósforo (Phosphorus, o "portador da luz") devido a sua propriedade de brilhar no escuro.

Friday, December 6, 2013

A Distribuição Eletrónica

Neste post vamos descobrir o que é a distribuição electrónica, como é feita e o que são eletrões de valência.

O que é a distribuição eletrónica?

A distribuição electrónica é a maneira como os átomos se distribuem pela nuvem eletrónica.
A cada eletrão, num átomo, está associada uma certa energia, por esse motivo a sua distribuição é feita por níveis de energia, o número máximo de eletrões por cada nível é dado por 2n² (sendo n o nível de energia) os níveis de energia começam no 1 e acabam no 8 e a distribuição dos eletrões é feita por ordem de energia crescente, ou seja os eletrões com menos energia no primeiro no nível 1 e os eletrões com mais energia no fim. Em cada nível de energia tem que se preencher com pelo menos 8 eletrões se se preencher por exemplo 9, o nono eletrão já vai para o nível de energia seguinte. Aos eletrões do ultimo nível de energia chama-se eletrões de valência.
Vamos treinar?
Lítio (Li) Z=3
Li: 2-1
Oxigénio (O) Z=8
O: 2-6
Potássio (K) Z=19
K: 2-8-8-1

Thursday, November 21, 2013

Azoto

azoto,é um elemento químico com símbolo N, número atómico 7 e número de massa 14 (7 protões e 7 neutrões), representado no grupo 15 da tabela periódica .
É o quinto elemento mais abundante no Universo . É encontrado no estado gasoso, obrigatoriamente em sua forma molecular biatómica (N2), formando cerca de 78% do volume do ar atmosférico .
Considera-se que foi descoberto formalmente por Daniel Rutherford em 1772 ao determinar algumas de suas propriedades. Entretanto, pela mesma época, também se dedicou ao seu estudo Scheele que o isolou.

Tuesday, November 5, 2013

A estrutura átomica

O que é a estrutura atomica? O que são elementos quimicos? E nuclidos? O que é o numero atomico? E o numero de massa? O que é um isotopo? Estas são as perguntas que eu vou tentar responder neste post.
Para melhor se entender este post fica aqui um pequeno resumo/revisão:


Elementos quimicos






Os elementos quimicos são átomos com o mesmo número atomico, o número atómico é o número que define a quantidade de protões de um átomo. E como átomo é uma particula com carga electrica neutra então este numero atomico tambem representa o número de electrões. Por exemplo todos os átomos e iões de magnesio têm o mesmo número atomico. Este numero atomico representa-se pela letra Z.



Mas então o que varia dentro de cada elemento quimico?





O que varia dentro dos elementos quimicos é o numero de neutrões, pode-se descobrir o número de neutrões utilizando o número de massa que é o número da soma total das particulas existentes no nucleo (protões e neutrões). O numero de massa representa-se por A. Então para descobrir o número de neutrões faz-se:
A-Z= nº de neutrões

O que é um elemento quimico com o número de massa diferente?

Um elemento quimico com um número de massa diferente, ou seja um número de neutrões diferentes é um isotopo.

Nuclido 

O nuclido é a representação simbolica de um atomo com os números atomicos e os de massa:


Sendo X o símbolo químico do elemento, Z o Número Atómico e A o Número de Massa.










Modelos Atomicos



Neste post vamos ver o que é um modelo atomico, e a sua evolução ao longo da história.

O que é afinal um modelo atomico?

Um modelo atomico é a maneira como se designa um átomo, ou seja uma teoria de como um atomo é.


A evolução dos modelos atomicos

O primeiro modelo atomico foi criado por John Dalton que defendia que o átomo é uma materia indivisivel e indestrutivel, uma bola esferica e maciça. por isto foi chamado o modelo bola de bilhar.
Modelo bola de bilhar

Depois deste foram feitos mais alguns modelos mas um dos  mais notorios é o de John Thomson, foi chamado o modelo pudim de passas , este modelo apenas diz que o átomo é igual ao de Dalton mas com algumas diferenças, tem na sua constituição corpúsculos e tem carga eletrica positiva. O atomo tinha carga positiva e os corpúsculos já chamados de eletrões tinham carga negativa.
Modelo pudim de passas
Passados alguns anos um senhor chamado Ernest Rutherford vem dizer que o atomo tem um nucleo onde esta toda a massa do átomo e a sua volta encontram-se pequenas particulas (electrões) que orbitam a volta do nucleo como os planetas em torno do sol. A maior parte do átomo é espaço vazio e este ainda tem carga electrica positiva. A este modelo é chamado Modelo Orbital.

Modelo Orbital
E agora o modelo atual foi feito por Niels Bohr e difere em algumas coisas do modelo de Rutherford. Concluio que os electrões giram à volta de orbitas circulares e que a cada orbita corresponde uma determinada energia e que os electrões com mais energia movem-se em orbitas mais afastadas do nucleo.







O modelo atual é o Modelo da Nuvem Eletronica que é tido como o mais correto, este modelo defende que:

  • zona central do átomo, a que se dá o nome de núcleo, é constituida por protões (partículas com carga positiva) e neutrões (partículas com carga neutra);
  • à volta do núcleo do átomo giram os electrões;
  • os electrões não têm órbitas bem definidas, possuem antes movimentos aleatórios em torno do núcleo do átomo;
  • na nuvem electrónica, há electrões que se encontram preferencialmente mais próximos do núcleo e outros que se encontram preferencialmente mais afastados;
  • o núcleo é muito pequeno quando comparado com o tamanho da nuvem electrónica. É possível por isso concluir que a maior parte do átomo é espaço vazio.
Modelo da nuvem eletronica